Entre 2014 e 2017, o Instituto Seara desenvolveu atividades formativas no campo das artes em parceria com a Petrobras, a Secretaria de Cultura de Fortaleza e a Secretaria de Cultura do Ceará por meio do por meio do Programa de Formação em Artes da Vila das Artes, que se divide em 10 ações, distribuídas nas áreas de audiovisual, dança, teatro e produção cultura, a saber:
PONTOS DE CORTE – CURSO DE FORMAÇÃO DE EXIBIDORES INDEPENDENTES E AGENTES CULTURAIS – Busca estimular nos alunos a compreensão de suas possibilidades como agentes culturais a partir do audiovisual. Para isso, oferta módulos que tratam da introdução ao universo audiovisual, com suas diferentes linguagens ao longo da história, bem como a gestão e planejamento de ações culturais.
CINECLUBE DA VILA – O Cineclube da Vila tem como objetivo a formação de plateia e a ampliação de espaços para a discussão sobre o audiovisual. A cada mês é realizada uma Mostra de filmes.
NÚCLEO DE PRODUÇÃO DIGITAL – CURSOS LIVRES – O Núcleo oferta Cursos Livres de Audiovisual e empresta equipamento de audiovisual para a realização de produções autorais.
PROGRAMA AULAS ABERTAS – OFICINAS DE DANÇA – O Programa proporciona aos artistas da dança local oportunidades regulares de aulas práticas e teóricas voltadas para o treinamento e aperfeiçoamento técnico, artístico e corporal.
RESIDÊNCIAS COREOGRÁFICAS – São ateliês de caráter artístico e formativo destinados a bailarinos, coreógrafos e estudantes de dança. Ministradas por coreógrafos experientes, constituem espaços de discussão sobre procedimentos e estratégias relativas a processos criativos em dança.
VILA NAS MARGENS – Espaço de discussão aberto ao público para debates e reflexões críticas sobre cultura e contemporaneidade, a partir de formulações de um pensador renomado.
CURSO DE FORMAÇÃO EM TEATRO – São cursos de artes cênicas, incluindo Circo, Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Teatro Infantil e Dramaturgia voltados para artistas profissionais e amadores de teatro.
CURSO DE REALIZAÇÃO EM VIDEO-DANÇA – O curso é direcionado a duplas formadas por um videomaker e um performer/coreógrafo interessados em pesquisar e desenvolver experimentações artísticas na interface entre o vídeo e a dança.
CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA EM DANÇA – Trata-se de um processo formativo que compreende atividades práticas e teóricas abrangendo conteúdos técnicos e artísticos voltados para a interpretação e criação em dança cênica. Iniciando-se a partir dos 8 anos de idade e distribuindo-se por um período de seis anos, o curso é dividido em dois ciclos – básico e intermediário – com três anos de duração cada.
ESCOLA PÚBLICA DE AUDIOVISUAL- Oferece formação na área de audiovisual, no sentido de formar realizadores de cinema locais. O curso é dividido em módulos distribuídos em 2 anos.